ally:code
ally:code
Agosto 2021

2021 o ano dos avanços tecnológicos

ally:code avatar image
Equipe ally:code

A tendência é a tecnologia evoluir cada vez mais, e parte crucial desse processo é nos mantermos atualizados sobre tudo que nos espera em um futuro próximo. Aqueles que ainda não conseguem visualizar a transformação desses avanços precisam enxergar com outros olhos as oportunidades que aparecerão.

O ano de 2020 conseguiu avançar em todos os cenários possíveis devido às necessidades que apareceram no caminho e, naturalmente, grandes transformações impactaram no que estamos vivendo hoje em 2021.

De acordo com Filipe Gevaerd, CEO da GEBIT Software, empresa especializada no desenvolvimento de softwares e aplicativos customizados, “alguns fatores determinantes estão evidentes, especialmente pelos novos rumos impostos pela pandemia do novo coronavírus, que desafiou o mundo e nos obrigou a ser mais tecnológico do que nunca. A necessidade das empresas por agilidade, praticidade, autonomia, segurança e experiência do usuário tornaram-se prioridades ainda mais urgentes”, destacou.

Diante de tudo isso, destacamos para você algumas dessas novas tecnologias e avanços.

  • 5G, Instant Apps, Cloud Apps, AMP (Accelerated Mobile Pages): todas essas tecnologias possuem entre si uma coisa em comum: velocidade para os usuários e melhor desempenho de sites e apps. Se antes a velocidade e a tecnologia tinham uma demanda alta para ter um bom desempenho, nos dias atuais esse funcionamento é ainda mais esperado. E claro, será atendido.
  • Os Instant Apps poderão ser usados instantaneamente pelo usuário; não será mais necessário aguardar o download completo dos games para começar a jogar, o start poderá ser dado enquanto o jogo ainda é baixado, explica Gevaerd.
  • Já nos Cloud Apps os usuários terão seus dados todos depositados na nuvem e não no próprio aparelho. Como foi destacado também por Gevaerd, “no pós-pandemia, o mercado lutará para aumentar a captação de novos consumidores. Desse modo, velocidade e experiência do cliente serão prioridades.”

Podemos perceber que o foco em uma entrega mais rápida e a experiência do usuário são primordiais no “novo futuro”, não é mesmo?!

Além disso, um dos pontos que serão altamente valorizados são as áreas de segurança de dados e sistemas. Com o mundo se tornando cada vez mais digital, uma condição mínima para que as pessoas escolham se tornar clientes de algum produto é primordial se importar com a segurança dos dados dos usuários. Vejamos alguns lançamentos:

  • Blockchain Technology, Sistemas de Segurança e e-commerces: Definitivamente, o mercado focará ainda mais na segurança e privacidade dos seus usuários.
  • O Blockchain promete ser ainda mais utilizado por empresas, ele é uma tecnologia capaz de rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informações na internet. Empresas de todo mundo já estão adotando essa tecnologia. Diante de todo esse avanço percebemos o quanto é essencial proteger severamente dados e sistemas, evitando que grandes erros, ataques cibernéticos e quedas aconteçam no mundo online.
  • Uma outra grande tendência para 2021 nos e-commerces e para os anos à frente são experiências customizadas de compra, o que envolve a inteligência artificial, deep learning e chatbots.

Filipe Gevaerd também decidiu destacar que “o maior desafio aos profissionais de UX (User Experience) e CX (Customer Experience) será focar em uma experiência de compra fácil, confiável, segura e única, com objetivo de concretização das vendas, na palma da mão”.

Com tudo isso, tiramos algumas lições que merecem ser destacadas:

  1. A experiência do usuário é essencial e inegociável, afinal, tudo que as empresas criam tem como finalidade alcançar e conquistar esse público.
  2. A inteligência artificial em negócios não é mais uma opção, é uma obrigação se o objetivo for evoluir junto com o mercado.
  3. A demanda para proteção de dados e sistemas só cresce cada vez mais, ano após ano.

Esperamos que esse texto ajude a implementar os pontos essenciais que foram destacados aqui. Continue nos acompanhando e recebendo novidades sobre o mundo da tecnologia!

Icon